Para escrever uma redação sobre etarismo, é importante que o candidato tenha uma boa capacidade de argumentação. Isso significa que é preciso saber apresentar ideias de forma clara e coerente, usando exemplos e fatos para sustentar a opinião. Além disso, é fundamental que o candidato tenha conhecimento sobre o assunto e esteja atualizado sobre as principais discussões e questões relacionadas ao etarismo.
Argumento 1
O etarismo, também chamado de ageísmo ou idadismo, caracteriza-se pela construção de estereótipos pejorativos acerca da capacidade física, social ou laboral dos idosos. Nesse contexto, o etarismo pode ser definido como a discriminação, o preconceito e a aversão contra pessoas por conta da idade avançada.
Argumento 2
Envelhecer é um processo natural da vida, mas a concepção social sobre a senioridade é heterogênea e, muitas vezes, envolve uma visão negativa e preconceituosa contra pessoas idosas. Isso significa que, em muitas sociedades, existe a percepção de que as pessoas idosas não devem ser valorizadas.
Argumento 3
O preconceito em relação aos idosos não é uma construção recente. Na história dos direitos dos idosos, especialmente após a Revolução Industrial, construiu-se a compreensão de que as pessoas idosas eram inúteis para o sistema econômico e social. O capitalismo, baseado na força de trabalho, também corrobora a estigmatização dos mais velhos.
Argumento 4
No Brasil, apesar de avanços legislativos – a exemplo do Estatuto do Idoso -, ainda há um grande preconceito em relação à inclusão dos mais velhos em diversas esferas sociais. A interpretação de que as pessoas idosas representam um fardo para a sociedade, já que, em vista de suas vulnerabilidades, precisam receber recursos por parte do Estado, reforça o preconceito em relação ao grupo.
Argumento 6
Nesse sentido, o etarismo está diretamente vinculado ao ideal da produtividade, ao culto à juventude e ao desigual acesso às novas tecnologias. Esse são padrões que desfavorecem o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa idosa e que estimulam uma marginalização da velhice.
Argumento 7
Como consequência, esses padrões diminuem a possibilidade de a pessoa idosa experienciar a senioridade com qualidade e de forma proveitosa. E, mais do que isso, ao desvalorizar o status social do idoso, faz com que a discriminação contra essas pessoas ocorra, muitas vezes, de forma implícita e silenciosa. A exclusão, por exemplo, das decisões políticas, por meio do desestímulo ao voto, é um exemplo disso.
Argumento 8
Assim, o etarismo dificulta a participação ativa e o exercício da cidadania das pessoas idosas, na medida em que prejudica também a efetiva implementação dos seus direitos. Desse modo, faz-se necessário que todos os cidadãos respeitem os direitos e as garantias dos idosos, previstos no ordenamento jurídico brasileiro e em dispositivos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Conclusão
Você ainda pode abordar, no seu texto, outros aspectos. Mencione, por exemplo, que o etarismo afeta mais as mulheres que os homens.
Explique também que o envelhecimento populacional é uma das mais significativas tendências do século XXI em todo o mundo. Nesse contexto de mudança na pirâmide etária, cresce no Brasil a cada ano o número de pessoas com mais de 60 anos de idade.
Reforce, no texto, que o etarismo impacta na qualidade de vida dos idosos e tende a favorecer a exclusão e a segregação dessas pessoas, que passam a não se sentirem acolhidas pela sociedade.
As consequências desse comportamento discriminatório se estendem desde a questões de saúde até questões econômicas e de desenvolvimento humano.
Nesse sentido, é importante ressaltar que esse fenômeno está relacionado ao não reconhecimento da relevância dos papéis desempenhados pelos idosos na sociedade, e, por isso, é preciso que a valorização dessa população seja promovida nos mais diversos âmbitos da vida.
O Estado possui um papel fundamental nessa promoção, executando políticas, programas e reforçando o cumprimento dos direitos dos idosos.
Mas nós, cidadãos, também temos a responsabilidade de agir de forma respeitosa e livre de preconceitos com a população idosa.
Referências:
- https://sbgg.org.br/etarismo-o-preconceito-contra-os-idosos/
- https://ufmg.br/comunicacao/noticias/etarismo-mulheres-e-o-preconceito-contra-a-idade
- https://intitutodelongevidademag.org/longevidade-e-trabalho/carreira/etarismo
- https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/20/etarismo-que-bicho-e-esse-preconceito-por-idade-prejudica-saude-de-idosos.htm
- https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/etarismo-o-que-e/